Casamento

O que é o Casamento?

O matrimônio cristão é um dos sete sacramentos da Igreja. Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os, no Matrimônio, a uma íntima comunhão de vida e de amor entre eles, “de modo que já não são dois, mas uma só carne” (Mt 19,6). Abençoando-os, Deus disse-lhes: “sede fecundos e multiplicai-vos” (Gn 1,28). (Compêndio Catecismo 337).

A união matrimonial do homem e da mulher, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador, está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos. Segundo o desígnio originário de Deus, a união matrimonial é indissolúvel, como afirma Jesus Cristo: “O que Deus uniu não o separe o homem” (Mc 10,9). (Compêndio Catecismo 338).

O primeiro passo para quem deseja casar na igreja é entrar em contato com a secretaria paroquial. Este contato deve ser feito por quem pretende casar e não por um terceiro. Somente a noiva ou o noivo estão habilitados a marcar a entrevista para os encaminhamentos futuros.