1948

Nossa Senhora do Carmo

O lugar onde a Igreja se situa fica na comunidade de Cachoeirinha, fica atualmente na divisa com o município de Colorado. A origem do nome Cachoeirinha é por que existe uma forte queda de água no rio Cotovelo. As terras, desta região, se chamavam fazenda São Miguel.

Os primeiros moradores foram as famílias Xavier da Cruz, Lanes e Quadros, por volta dos anos 1900 a 1910. Por volta do ano de 1935, Tacilio Lanes vendeu uma parte de terra para Ernesto Anonni e Angelino Giongo, que construíram uma fábrica de papelão. E mais tarde Oscar Vaz, construiu um engenho que serrava madeira. Tudo funcionava com uma turbina com águas do rio Cotovelo. Vieram também, as famílias Alves Xavier, Nodari, Sabini, Severo, Pacífico, Silva, Souza e Fossatti.

Em 1948 os moradores construíram uma escola de madeira e contrataram a professora Noemi Fossatti para educar as crianças, seu salário era pago pelos pais das crianças. Por iniciativa de Silvestre Nodari, Nemo Xavier, Laurindo de Souza, compraram a imagem da Santa, Nossa Senhora do Carmo, fizeram um altar e colocaram-na na escola, por falta de capela. Aos domingos passou-se a rezar o terço e os padres da paróquia passavam rezar missa.

A professora Noemi, que morava junto à escola dava aulas de catequese, e muitas crianças fizeram sua primeira comunhão. O primeiro Bispo a visitar a localidade foi o saudoso Dom Cláudio Colling.

Quando a prefeitura construiu a escola nova, a velha foi desmanchada. Em 1964, Antônio Felisbino Alves Xavier (Nino) angariou assinaturas dos moradores, construiu e formou a comunidade, Nino comprou uma casa que servia de bodega e construiu a primeira capela e o pavilhão. A capela durou até 16 de maio de 1986 quando então foi construída a atual capela de alvenaria.

Hoje, a comunidade enfraqueceu, muitos foram morar para os centros da cidade.