Pastoral do Batismo

O principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo, e qual o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. É demonstrar que este sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristão autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo,

Também tem o objetivo de conscientizar que no batismo, os padrinhos também são responsáveis pela formação dos batizados, tendo como princípio a educação na fé, e na vivência familiar. O padrinho e a madrinha são vistos como pais espirituais, pois assumem o compromisso de se responsabilizarem pela formação cristã do afilhado. Em caso da falta dos pais, os padrinhos assumem a educação cristã do afilhado, tendo como referência o princípio cristão. Devemos constantemente dar testemunho da vida, sendo renovado em nós, o objetivo cristão, e corajosamente dar testemunho do batismo.

Os temas trabalhados na formação de pais e padrinhos procura conscientizar e formar para o verdadeiro comprometimento que eles deverão assumir, diante da Igreja e de Deus.

O Batismo é o primeiro dos três sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Pelo Batismo a pessoa torna-se verdadeiro filho de Deus e passa a fazer parte da família de Cristo, que é a Igreja e iniciando assim sua nova vida em Cristo. Na Crisma há a confirmação do Batismo, através dela o cristão recebe o Espírito Santo de Deus. Pela Eucaristia o cristão é alimentado no caminho da vida. O pão e o vinho, Corpo e Sangue do Cristo, dão sustento a todo seguidor de Jesus.