Sagrada Família

Os primeiros moradores chegaram a partir de 1995: Missio, Baumgardt e Kilpp. No Bairro Arlindo Hermes eram naquele tempo aproximadamente 130 famílias.

Os primeiros trabalhos eram, após o loteamento dos terrenos, a construção das casas, iluminação. As primeiras quarenta casas foram construídas pela Prefeitura Municipal, tendo também a infraestrutura colocada no local. As demais casas foram construídas pelos próprios moradores, que eram cadastrados pela Prefeitura, foram selecionadas por sorteio.

Núcleo habitacional Arlindo Hermes, recebeu este nome em homenagem ao prefeito da época, recém falecido e que tinha este projeto na sua administração.

O nome da comunidade se chama Sagrada Família, surgiu devido à presença de famílias oriundas de diversas localidades e comunidades. Seu nome surgiu por sugestão de Frei Irineu Gassen. A data de inauguração da comunidade é dia 26 de dezembro de 1999. Porém as missas eram celebradas num galpão, forrado com panos brancos como podemos ver nas fotos.

Acontecimentos marcantes da comunidade são: a fundação da comunidade, doação de um terreno por Joani e Judicta Missio, para a futura construção da Igreja, e um dos acontecimentos mais tristes foi a perda de sua maior líder, ministra da Eucaristia, catequista e coordenadora da comunidade Dona Judicta Missio, esposa do Senhor Joani Corlassola Missio.

O primeiro conselho da comunidade foi: Lucas Osir Schmitt (ministro), Judicta Missio (Liturgia), Nelson Pedroso e Genessi Pedroso (Capelinhas), Zélia e Enio Sehn (Saúde), Joani Missio (Administração), Solange Gomes Schimitt (Catequese), Edson Moura e Lenise Moura (Jovens), Osmar e Eva Hübel (Grupo de Família). A data da escolha aconteceu dia 7 de dezembro de 1999, e a posse deste conselho no ato da fundação da comunidade que aconteceu no dia 26 de dezembro de 1999.