1931

Santa Cecília

A fundação da capela aconteceu no dia 22 de novembro de 1931, e os sócios fundadores foram, Frederico Serves, Jacob Schuster, Theodoro Rodenkol, Pedro Lenz, Walentin Noll, João Noll, Pedro Noll, Ângelo Biana, Antônio Fraidak, Jacob Kaster, Felipe Kraemer, João Worster, Pedro Schuster, Estevão Schuster e Avisio Ruchel.

A primeira diretoria era composta por Pedro Lenz e Theodoro Rodenkol, cujo trabalho principal foi em prol da construção da Igreja. Resolveu-se então construir a capela, porque a localidade ficava muito distante da matriz, as dificuldades que a diretoria da época encontrou, foram muitas, a principal foi a falta de transporte. Por ocasião da inauguração, que foi realizada no dia de Santa Cecília, a comunidade escolheu a mesma como sendo a sua padroeira. As terras da capela foram doadas por Frederico Cervo.

O sino foi adquirido com a ajuda dos sócios, que deram uma certa quantia em dinheiro. O salão foi construído para a realização das festas da comunidade e as obras foram dirigidas pelo Senhor Osvino Noll e Urbano Strasser. A capela teve como mão de obra e construída por João Schuster e João Kaster, os mesmos também construíram o altar, bancos e sacristia. As alfaias foram doadas pela comunidade.

Os primeiros cantores das missas foram os oito irmãos Shuster, três Cervo e o Antônio Freitag. O primeiro catequista foi Pedro Ioris, quanto às crianças catequisadas não se sabe quem foram as primeiras.

O cemitério foi algo necessário, e foi a própria comunidade que o construiu, a terra foi doada por Godofredo Kirinus. A primeira pessoa a ser sepultada no cemitério foi a Senhora Tereza Noll.

Quando a comunidade foi fundada, tinha em torno de cinquenta sócios. Atualmente são poucas famílias, muitas foram morar para a cidade e outros Estados.

Uma comunidade muito organizada e um zelo pela Igreja, sempre tudo muito limpo, missas são animadas por um casal de irmãos, filhos de Roseli e Marco Guadagnin. Poucos são os membros mas a fé da comunidade resulta sempre numa espiritualidade grandiosa. Na época das festas, se faz em conjunto com a comunidade luterana, a cada ano numa Igreja e a festa se faz junto, e o povo da cidade vem em peso.

Catequistas de Arroio Bonito no ano de 2021:
Roseli Guadagnin (Catequista e Coordenadora da Catequese) – Primeira Eucaristia
Roveni Lucia Doneda – Catequista da Renovação das Promessas do Batismo

Catequizandos Primeira Eucaristia:
Julia Luiza Guadagnin
Guilherme Arthur Gorgen

Catequizanda Renovação das Promessa do Batismo:
Camila Doneda