Santa Luzia

Composto por famílias vizinhas que se uniam para oração do terço. Assim, o grupo foi crescendo cada vez mais, se sempre mais famílias vinham participar do terço, o qual era rezado, a cada semana, na casa de alguém. O tempo foi passando e o grupo de fortalecendo. Como ainda não tinha padroeiro, em uma reunião depois do terço, alguém batizou o grupo e nomeou sua padroeira como sendo Santa Luzia.

Cada vez mais famílias apoiavam o grupo e sempre trabalhando em cima de um objetivo que era o de formar uma comunidade, seguindo o exemplo de outras comunidades.

Aquele grupo de oração recebeu muitas críticas, por querem construir uma igreja no Bairro, mas não se dá bola a isso, ou seja, bola pra frente. A maioria do Bairro Martini, sentiu necessidade de ter uma comunidade. Em meados de 2001 às irmãs da Congregação de Notre Dame, doaram um terreno grande, na condição que a comunidade juntamente com a Paróquia o cercassem com muro. Aos poucos foram fechados alguns lugares, mas as condições não permitia fazer ou fechar tudo de uma só vez.

Com a vinda do novo Pároco Padre Laerte Reis, ele motivou a comunidade, fazendo-se presente representando a paróquia, o padre legalizou a escritura, buscou recursos junto com alguns membros da comunidade, para fazer a tubulação de água e energia elétrica. Toda a propriedade foi fechada com muros dando mais segurança.

Também foi vendia a antiga comunidade de Colônia Saudades, quem a comprou foi Esporte Clube Planaltino num valor em reais, e este mesmo valor foi repassado diretamente para a conta da comunidade Santa Luzia para futuramente construir a sua Igreja.

Festas são feitas no salão do Município, bolos são comprados ou arrecadados para bingos. Como todos sabem que o objetivo é construir uma Igreja o povo contribui.

Também um grupo de mulheres se reúnem para fritar pasteis e vender, sempre um dinheiro a mais para o caixa.

As missas são mensais e por enquanto são rezadas no porão da casa da família de Roberto e Ieda Frantz.

Atualmente o conselho é formado por: Coordenador, Ademir José Görgen; vice Douglas Bernardi. Secretária, Clarisse Fritzen Becker. Liturgia; Claudir Kaiper. Ministra da Eucaristia; Elizabete Huppes da Roza. Catequese: Elisangela Huppes de Oliveira. Tesoureira, Ieda Frantz e Noeli Iraci Görgen.

Com o tempo e brevemente se Deus quiser construiremos a nossa Igreja, já temos engenheiros que irão nos acompanhar nesse processo. Planta e fotos da nova igreja já existem para assim podermos ter uma noção de como será.

Aconteceu no dia 12-12-2021 às 10h, a Missa com benção e lançamento da pedra fundamental para dar início a construção da nova Igreja da comunidade Santa Luzia.

O Ato aconteceu com uma procissão que saiu da casa do casal Roberto e Yeda Frantz, do qual sempre nos emprestam a garagem de sua casa para a realização das missas. A procissão deu-se por algumas quadras do Bairro Martini até o local da nova Igreja.

A Missa foi solene, com uma boa presença de pessoas membras da comunidade, atualmente com 128 membros. Fez-se memória dos primeiros membros que começaram através de grupo de oração. Padre Laerte Luis Reis abençoou o terreno fazendo sinal da cruz no chão. Após a benção da placa e da pedra fundamental.

Momento de emoção e de alegria, que você pode conferir nas fotos!