1959

Santo Antônio

A capela foi fundada no dia 19 de fevereiro de 1959, sendo que havia um número de vinte e seis sócios fundadores e a primeira diretoria estava assim constituída: Presidente Nelson Adão Gomes, secretário Norberto Suptitz, Tesoureiro Reinoldo Anselmo Rauber, conselheiros Otaviano Martins da Silva, Rosalvo Antônio Petry, Darci Borges da Silva e Adão Alves da Silva.

A capela foi fundada por motivo da devoção, não havia dificuldades por parte da mão de obra porque todos colaboraram, única dificuldade foi a parte financeira. O padroeiro é o mesmo do nome do Bairro, Santo Antônio que foi escolhido pelo doador da madeira senhor Antoninho Augusto Graeff. As terras foram doadas por Baldoino Reichert.

O salão foi construído para a realização das festas, sendo o primeiro pavilhão construído na data de 1962 e as obras foram dirigidas por Romildo Brunhauser e Miguel Falcão. A capela e o altar foram construídos por Bernardino Alves da Silva e Otaviano Martins da Silva, bancos e sacristia teve a colaboração de Herbert Moser. As alfaias foram doadas por Gardino e Judite. Os primeiros cantores e animadores foram Nelson Gomes, Otaviano Martins e Ivalina Rockembach. A catequese foi dada por Ivalina e Elesandrino Dias, sendo que havia um número de crianças participando.

As imagens que a capela possui foram doadas por Ivalina Rockembach inclusive a imagem de Santo Antônio. Nelson Gomes doou as imagens de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Rita de Cássia. Os membros falecidos são sepultados no cemitério católico. As festas e solenidades são celebradas, sendo que a maior devoção é a procissão de Santo Antônio e em todas as missas mensais a devoção do pãozinho bento.

O subsolo da igreja é usado como sala de catequese e sala mortuária. Tendo um banheiro e uma cozinha. Uma comunidade muito bem estruturada. No ano de 2017, com o novo Pároco Pe. Frei Laerte Reis, juntamente com o conselho da época, e comunhão com a comunidade Nossa Senhora de Lourdes negociaram o sino. E em final do mesmo ano o som do sino começou a soar no Bairro. Com dificuldade e graves problemas o pároco teve que afastar membros do conselho, assim ficando um tempo vacante até o surgimento de uma nova liderança. Até numa bela manhã o padre foi surpreendido por duas mulheres Dona Maria Rama e Ivani Caraça, muito atuantes na comunidade vieram apresentara uma relação de 13 nomes de pessoas que se dispuseram a assumir o novo conselho, pois não queriam que a comunidade fechasse as portas. Atualmente o grupo do conselho é formado por: Maria Rama, Ivani Caraça, Ari e Marli Xavier, Leandro Ninow, Antônio Andrade, Gerusa Caraça, Terezinha Brizola, Luiz Paulo Dickmann, Nizete Pereira da Silva Dickmann, Diéllen Strasser, Brizolinha, Terezinha Andrade.