1985

São Francisco de Assis

Os primeiros moradores do Bairro foram: Jaime Viau, Vargas da Silva e Avosane Lauxen, que chegaram ao local por volta de 1950. O nome do Bairro surgiu quando Jaime Viau faleceu em 1973, aí então suas terras foram divididas entre os herdeiros, que começaram a vende-las.

Os novos moradores começaram a chamar o local de Vila Viau. Hoje o Bairro se divide em três: Vargas, Ipiranga e Stara. O padroeiro São Francisco de Assis foi sugerido pelo Frei Gregório Wolfkamp, que teve a aprovação de toda a comunidade. No início a comunidade se reunia na Escola e depois no salão comunitário. A inauguração da Igreja deu-se em 8 de novembro de 1998. Além da Igreja a comunidade possui o salão de festas.

Muitos já foram os acontecimentos marcantes da comunidade: a construção da Igreja, graças a grande ajuda da Irmã Chavéria, as missões populares, uma grande conquista pra época foi a instalação da água e a luz.

O primeiro conselho comunitário de pastoral, foi escolhido em 7 de janeiro de 1999. O atual, foi escolhido e tomou posse em 25 de fevereiro de 2000, com os seguintes membros: Carmelita de Moura, Antônio Silva de Quadros, Francisco dos Santos, Rosangela Heuert, Asta Freitag, Carolina de Quadros, Susana de A. Lutz, Elenice Lara, Dercília do Nascimento e Nara de Quadros.

Uma comunidade muito bonita, uma Igreja grande e um jardim, sempre bem floridos graças as lideranças que ali atuam. Altar sempre limpo e bem organizado. As pessoas são sempre bem recebidas como se fosse um dia de festa. Sempre acontecem duas missas mensais. Em 2019, juntamente com o Pároco Pe. Laerte Reis fez-se uma avaliação no salão de festas que estava numa situação bastante precária. A comunidade não faz mais festas no salão, apenas, o mesmo é locado principalmente na semana da Expodireto, o salão fica a poucos metros da mesma, por isso facilita o acesso. Então durante essa semana o salão é locado e sempre se tira um bom lucro do aluguel, ou seja, não há necessidade de maiores festas. Com isso a comunidade faz eventos como uma galinhada de tacho, para arrecadar fundos para a manutenção. Foram feitos banheiros novos, todo salão foi revestido com piso. Parte elétrica reformada e nova pintura no prédio.

Hoje em 2021, o conselho é formado por: Coordenador – Carlos Ribeiro de Quadros. Vice – Carlos Vargas de Quadros. Secretária – Neusa de Campos, Liturgia – Enaide Zimmermann de Quadros. Ministras da Eucaristia – Neuza de Campos e Carmelita de Moura. Catequese – Dercília do Nascimento. Membros representantes do CAE: Coordenador – Leo Pedro Berton. Vice – Rogério do Nascimento. Tesoureiro – Enaide Zimmermann de Quadros e Vice – Jorge de Moraes.