1977

São João Batista de São José do Centro

A fundação da capela deu-se no dia 22 de outubro de 1977, na Escola Presidente Vargas. Os primeiros sócios fundadores foram: Ivo Winter, Libério Machry, Arnaldo Spielmann, Alzirio Machry, Bertoldo Seibt, Hilário Göetz, Mário Pinno, Alberto Winter, Zeno Schwaab, Arsênio Arnoldo Philipsen, Catarina Grahl, Arcenio Junges, Oresto Arend, Hedi Petri, Verônica Pinno, Alfredo Stein, Arnaldo Graeff, Edgar Machry, Artur Pinno, Wilimar Göetz e Osvaldo Stein.

A primeira diretoria era composta por Ivo Winter, Arsênio Philipsen, Mário Pinno e Libério Machry.

O motivo que levou a fundação foi o resultado de um plebiscito extremamente duvidoso, que provocou o desmembramento das 43 famílias da comunidade antiga. Surgiram problemas com o espaço do terreno para a construção dos sanitários e o poço de água, mas com diálogo foi resolvido. O pedreiro escolhido pelo padre frei Plínio Maldaner no dia da fundação da comunidade. O terreno onde se encontra a capela foi doada pelo sócio fundador Bertoldo Seibt. O sino foi adquirido com o dinheiro dos sócios através de uma campanha de soja.

Construiu-se o salão para a realização de festejos e reuniões, e as obras foram dirigidas pelo senhor Arsênio Philipsen. A capela foi construída por Edgar Dahse, o altar pelo senhor Escher e os bancos pelos próprios membros. As alfaiais da capela foram doadas pela senhora Imelda Piva. Os primeiros cantores foram da própria comunidade. A primeira catequista foi Elvira Pinno e as primeiras crianças a serem catequisadas foram: Roseli Göetz, Marlise Finger, Neida Graaf, Nelsi Graaf, Mariani Machry, Sandra Rodrigues, Alécia Schneider, Renata Arend, Loiva Winter, Rosani Pires, Jorge Pires, Milton Becker, Leomar Göetz, Eloi Winter e Júlio Schwaab.

A via sacra foi doada pelo senhor Artur Pinno. O cemitério então ficou junto com o cemitério da comunidade Nossa Senhora do Rosário de São José do Centro, a primeira pessoa a ser sepultada foi a senhora Kuhn e está na primeira fila do lado católico.

Em 2019, juntamente com a presença do novo Pároco Padre Laerte Reis, foi feita toda a reforma da capela, em conjunto com a paróquia e a comunidade São João Batista. Foi feito a reforma de todo o telhado, a parte interna foi toda pintada e um novo sistema de iluminação foi colocado, a Paróquia ajudou financeiramente, além de doar uma nova Via Sacra e um crucifixo novo.

São poucos os membros, mas é uma comunidade muito organizada, missas são mensais, tudo sempre muito limpo, missas são preparadas, festas bem animadas, nos natais as famílias se encontram e depois das missas o povo se reúne no salão e trocam presentes na presença do Papai Noel.

Após cada missa o povo se reúne em frente da igreja em forma circular, sempre tem um diálogo fraterno.