1913

São João Batista do Gramado

A fundação da capela deu-se no ano de 1913. Os primeiros sócios fundadores foram Francisco e Ângela Schwalbert e a primeira diretoria foi constituída por Francisco Schwalbert e Batista Schiavini. A capela foi fundada pela dificuldade que havia em participar das celebrações religiosas. A razão principal foi o batismo do primeiro filho de Francisco. A diretoria encontrou problemas como a falta de dinheiro, por isso, combinaram que agiriam da seguinte maneira: Francisco arrecadava e Batista guardava o caixa. Foi feita uma festa para juntar dinheiro e pagar a Igreja. O padroeiro é São João. A imagem foi comprada da capela de Colorado/RS, porque lá acharam a imagem muito pequena. As terras da capela foram doadas por João Gaspar Sabini, e o sino foi comprado com o dinheiro da capela. A capela não tinha salão. A capela, altares, bancos, sacristia, foram construídos por senhor com sobrenome Schneider e as alfaias foram compradas mais tarde com dinheiro da capela. Os primeiros cantores e animadores foram da família Sehn. A primeira catequista foi Olinda Kern e os primeiros catequizandos foram Francisca, João e Elisa.

As imagens, alfaias, via-sacra foram doadas por Luiz Fossati. O cemitério foi algo necessário criar também. Os sócios mesmo construíram a Igreja e as pedras vinham prontas de Porto Alegre. Não se sabe quem foi o primeiro morador.

Sempre houve missões na capela, as festas e solenidades religiosas são celebradas com muita devoção. Comunidade muito querida. Atualmente existem missas mensais. No decorrer dos anos a capela sempre recebe a devida manutenção, um respeito muito grande pelos objetos litúrgicos. Tudo sempre limpinho. Comunidade unida e com uma presença razoável nas celebrações.