1920

São Roque

A comunidade teve seu início em 1920 com as famílias Silva, Tedesco e Oliveira. Em 1930 às famílias Palharini, Lenz, Mariano e Rosa chegaram vindos das Colônias Velhas. Abriram mato para construírem suas casas e plantar suas lavouras.

Pessoas de espírito cristão, logo sentiram a necessidade de um local para reunidos rezarem aos domingos. Assim construíram um oratório na terra do Palharini onde hoje está construída a atual Igreja. Neste oratório colocaram São Roque doado pelo próprio Palharini.

Assim pacificamente a comunidade crescia, mais famílias iam cehgando, Gomes, Rodrigues e Arocena.

Construíram uma escola do qual atingiu um número de 70 alunos. Em 1962 o oratório foi substituído por uma Igreja de madeira onde a comunidade ficou independente, desmembrando-se de Gramado a qual pertenciam.

Em 1983 foi inaugurada a atual Igreja onde continua o culto dominical e as missas mensais e a fé no Santo Padroeiro, São Roque é ao redor do dia 16 de agosto. No início se faziam festas, missas que pareciam romarias. O número de famílias ia crescendo, mas com o tempos passando muitos iam morar na cidade ou até outras cidades.

Atualmente é uma comunidade admirável, muito zelo fé e devoção. Comunidade pequena, poucos membros. Mas a Igreja está lá, forte bonita e bem cuidada. Missas são realizadas. Famílias queridas que mantem a tradição a São Roque. Unem-se para celebrar e uma vez por ano sai um festivo almoço, preparado pelos próprios membros. O lucro é sempre remetido aos cuidados e manutenção da Igreja. Hoje a comunidade se encontra com membros Palharini, Gobbi, Cervo, Pedroso, Oliveira, Signorelli.