1950

São Sebastião

Primeiramente existia um capitel, fundado em meados de 1950, e no mesmo lugar, por volta de 1960 veio a surgir a capela, que está até hoje. Os sócios fundadores foram: Luiz Barboza, Artur Barboza, Fernandes Barboza, Onório de Almeida, Gomercindo Barboza, Cândido Barboza, Salvador Ferreira e João Bernardo de Quadros, os quais constituíram a primeira diretoria cujo principal trabalho era zelar pela capela e construir coisas novas. As razões e motivos da fundação da comunidade, estão sendo levados adiante pelos filhos, netos e bisnetos dos fundadores.

Muitas celebrações e festas foram realizadas em louvor ao padroeiro, São Sebastião foi escolhido por Elizia Barboza, na época da guerra dos Farrapos, na intenção de alcançar uma graça.

As terras foram doadas por Salvador Ferreira, e onde a capela está situada foram doadas por Luiz Magno Barboza. A capela nunca teve sino. A construção da capela e do salão foram construídos pelos próprios membros. O altar, bancos e sacristia foram feitos na marcenaria e pagos com o anual dos sócios.

As primeiras catequistas foram as senhoras Olinda e Vanda. A imagem de São Sebastião foi comprada, a via sacra foi doada por Anastácio Barboza, alfaias e demais utensílios foram comprados. A terra onde está localizado o cemitério foi doado por Luiz Barboza. Joaquim Barboza foi o primeiro membro a ser enterrado.

A capela e toda a comunidade se desenvolveram com a colaboração dos sócios, e a principal dificuldade sempre foi financeira.

Uma comunidade boa de se ir. Hoje com um número reduzido de membros também pelo motivo do êxodo rural, a comunidade se mante unida, com missas mensais. Igreja sempre bem cuidada, arrumada, um respeito muito bonito pelo altar.