1955

São Vicente de Paulo

Tudo iniciou entre 1955 e 1960, com uma capelinha construída de costaneira, medindo 5×5 no terreno de um senhor chamado Xavier, onde as pessoas se reuniam, rezavam o terço e cantavam. Por volta de 1960 este senhor mudou-se da Vila e a capelinha foi desmanchada e a Vila ficou sem capela, então as pessoas faziam suas reuniões embaixo de uma árvore.

Mais tarde, por volta de 1964, em um terreno doado pelo Senhor Nelson Pereira, foi construída uma nova capela, com madeiras doadas pelo senhor Madar Piva e Valdemar Flek. A comunidade rezava seus terços, com os primeiros moradores do Bairro, as famílias Graciano, Souza e Quadros, Colaboraram também Inês Riczanek, Ilga Hartmann, Irina Magni, que apesar de não morarem na Vila Jardim, desciam todos os domingos para rezar o terço e passavam pela rua chamando o pessoal, e diziam elas “olha o terço, olha o terço” e o povo começava ac acompanha-las.

Mais tarde instalou-se no Bairro uma igreja pentecostal e os fiéis eram convencidos e assim começaram a abandonar o terço e passaram a frequentar os cultos da outra igreja.

Por volta de 1966 o padre Frei Gaspar Schnorrenberger chegou na Cidade, ficou preocupado com a situação e pediu ajuda de uma irmã que morava no Hospital de Caridade. Ela então começou a rezar o terço novamente na vila e conseguiu com seu dinamismo e alegria de evangelizar trazer o pessoal de volta.

Desde esta época os freis começaram a rezar a missa mensalmente com ajuda dos vicentinos que deram o nome da comunidade de São Vicente de Paulo. Outros dizem também que o nome se dá pela fé de um dos primeiros moradores, Valdomiro Graciano que era devoto de São Vicente.

Em 2006 foi construída uma nova igreja com ajuda de toda a comunidade. Hoje temos uma Igreja grande, bonita, ao lado o salão de festas. Muitos são os membros desta comunidade.